Rat on a pile of brown dried leaves, Mouse camouflage harmonize with the environment , Rodents that cause dirt and may be carriers of disease, Mice in view from above

 
 

SLU interdita galpão onde trabalhava catador de papel que morreu por leptospirose no DF

Marcelo Nunes da Silva, de 20 anos, trabalhava na associação há 2 anos e é primeira vítima da doença em 2019.
 
 

A associação dos catadores de papéis do Setor de Garagens Norte foi interditada após a morte do catador de materiais recicláveis, Marcelo Nunes da Silva, de 20 anos, por leptospirose. Ele trabalhava na associação de catadores de papéis há 2 anos e é a primeira vítima da doença –transmitida pela urina de ratos – no Distrito Federal em 2019.

O grupo tem convênio com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que, após o caso, transferiu duas cooperativas para galpões no SAAN e Scia, de forma definitiva.

A morte do catador foi confirmada pela Secretaria de Saúde do DF nesta quarta-feira (3). A Vigilância Ambiental afirma que são grandes as chances da infecção ter acontecido no ambiente de trabalho.

A presidente da associação de catadores de papel, Luzia Borges, diz que as condições de trabalho eram péssimas. Luzia, que também é catadora, diz que Marcelo era um funcionário exemplar. Os pais do Marcelo também são catadores, mas desde a morte do filho não voltaram ao trabalho.

Segundo o SLU, todos os galpões de triagem serão lavados com o apoio de caminhões pipa e desratizados a partir desta quinta-feira (4). O órgão afirma que o galpão onde Marcelo trabalhava já foi desratizado e ficará fechado.

“As duas cooperativas que ocupavam o local há muitos anos de maneira informal estão sendo contratadas pelo SLU”. Segundo o órgão, os contratos não foram assinados antes porque as cooperativas não possuíam toda a documentação necessária.

Casos confirmados

Os dados levantados pela pasta mostram que, de janeiro a março de 2019, seis casos da doença foram confirmados no DF. O número é quase o mesmo que o registrado nos doze meses do ano passado, quando ocorreram sete casos de leptospirose. Nesse período, quatro pessoas morreram.

O levantamento da Saúde indica que, em 2017, sete pessoas também foram contaminadas, e uma pessoa morreu por causa da doença.